domingo, 23 de março de 2008

Português 2 / Literatura 1

ACENTUAÇÃO II

Hoje fechamos acentuação. Para começar, o outro tópico que é preferencial nas questões de acentuação: o acento diferencial. Como o próprio nome diz, ele usado para diferenciar duas palavras homógrafas mas de origens diferentes. Vejamos:

pôr (verbo) ≠ por (preposição)
Ex: Vou pôr o meu casaco. / Vou optar por você.

pára (verbo parar)
≠ para (preposição)
Ex: Pára de falar asneiras. / Comprei isso para você.

pôde (pretérito do verbo poder)
≠ pode (presente do verbo poder)
Ex: Como pôde fazer isso a mim? / Sei que pode dar certo.

pêlo (cabelo, penugem)
≠ pelo (preposição por + o) ≠ pélo (verbo pelar)
Ex: Um gato de muito pêlo. / Fui pelo túnel Rebouças.
pela (preposição por + a)
≠ péla (verbo pelar, bola de borracha)

pôlo (gaviãozinho)
≠ pólo (jogo de pólo, extremidade) ≠ polo (preposição em desuso)
Ex: O Corinthians terá sorte: há um pôlo em frente a minha porta. / O pólo aquático é um esporte muito cansativo.

Pronto. Agora você já conhece os pontos mais capciosos da acentuação.
Mas atente para o fato de que há muitas regras para acentuação das palavras corriqueiras, como por exemplo para palavras oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas (todas acentuadas), etc. É bom dar uma olhada nisso, mas saiba que a prática correta e a leitura são de grande ajuda.

CONFIRA

1) (TRT-2007)...a humanidade precisaria migrar para os pólos... (início do texto) A mesma norma gramatical que justifica o acento gráfico no vocábulo grifado acima também está presente na palavra grifada em:
a) O mais provável ponto de partida da espécie humana está na África, continente que foi habitado pelo homem de Neandertal.
b) Múmias encontradas na Rússia foram datadas de 28000 anos atrás e, por suas vestimentas, comprovam a existência de rituais fúnebres.
c) A descoberta de provas arqueológicas que atestam a evolução da espécie humana não pára, trazendo sempre novas luzes sobre o assunto.
d) O homem da Idade do Gelo usava sapatos, fato que é possível comprovar, pois os dedos menores dos pés dos esqueletos encontrados estão encolhidos.
e) Instrumentos musicais feitos há 32.000 anos evidenciam o fascínio que a música sempre exerceu sobre o homem, em toda a sua história.

2) (AFA-2003) Assinale a alternativa em que todos os vocábulos devem receber acento gráfico.
a. germens, voos, torax, armazens.
b. papeis, transpo-lo, mes, por (preposição).
c. sabe-lo-emos, por (verbo), que (susbtantivo), viuva.
d. pela (do verbo pelar), porque (conjunção), reus, eter.

Resposta: 1)c 2)c



GÊNEROS LITERÁRIOS

Os textos literários se dividem em verso (poemas) e prosa (em frases, parágrafos, etc.).
Os poemas e as prosas podem ser classificados quanto ao seu gênero. São eles:

Lírico: onde um eu lírico exprime suas emoções, idéias e impressões (não é necessariamente o autor, podendo ser uma personagem).

Atravesso a noite com um verso
Que não se resolve
Na outra mão as flores como se
Flores bastassem
Eu espero...
E espero...
(Paralamas do Sucesso)

Épico (ou Narrativo): há um narrador e o texto apresenta seus elementos na 3ª pessoa (ele/ela/eles/elas).

"Vivia tão agarrado aos bichos... Nunca vira uma escola. Por isso não conseguia defender-se, botar as coisas nos seus lugares. O demônio daquela história entrava-lhe na cabeça e saía. Era para um cristão endoidecer." (Vidas Secas - Graciliano Ramos)

Obs: Intitulam-se epopéias os poemas do gênero épico.

Dramático: neste gênero, os fatos são apresentados diretamente, sem narração. Há a presença dos diálogos. A peças teatrais e novelas são exemplos do gênero dramático.


Pessoal, amanhã tem mais.
Ótima Páscoa para todos!
"Inté"

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito da part d Literatura!!:D

>>**>>[:d]

Anônimo disse...

Que bom, Jaciara. Traga sugestões!
Um abraço.