TROVADORISMO
Estudamos o Trovadorismo por ser a primeira manifestação literária em Portugal, que logo após colonizou o Brasil. Portanto, foi um movimento que também influenciaria futuramente nossa literatura.
QUANDO
Este movimento literário ocorreu na Europa entre os séculos XII e XV. Foi a primeira escola literária portuguesa.
CONTEXTO HISTÓRICO
O Feudalismo era o modelo político e econômico predominante à época. Os suseranos concediam terras a pessoas (vassalos) dispostas a cultivá-las. Esta prática chama-se vassalagem.
Havia três estamentos na sociedade: a nobreza (classe a que pertenciam os suseranos, servos (classe a que pertenciam os vassalos) e clero (membros da Igreja Católica).
Também era a época das Cruzadas e de luta contra os mouros.
POR QUE O NOME?
Trovas são rimas. Aqueles que faziam rimas, naquela época, eram chamados trovadores. O movimento recebeu, então, o nome Trovadorismo.
A PRODUÇÃO
Eram poesias, prosas e peças de teatro. Entretanto, as poesias ganharam mais destaque que as outras formas. Eram chamadas cantigas pois eram recitadas com acompanhamento instrumental, cantaroladas. Foram divididas em Cantigas de Amor, de Amigo, de Escárnio e de Maldizer.
CARACTERÍSTICAS
Falavam de amor as Cantigas de amor e de amigo.
De amigo? Sim, falavam de amor também. Enquanto as de amor , as de amigo
As de Escárnio e Maldizer, como se infere pelo nome, eram satíricas e criticavam as relações sociais e políticas da época.
IDENTIFICAÇÃO
Cantigas de amor: apresentam um eu-lírico masculino, idealizando uma mulher perfeita e um amor platônico.
Cantigas de amigo: apresentavam um eu-lírico feminino, onde o enredo mais comum era o de uma moça que perdia seu amor para a guerra contra os mouros.
Cantigas de Escárnio: sutis, bem-humoradas e não citam nomes das pessoas escarneadas
Cantigas de Maldizer: ao contrário, eram grosseiras, ridicularizavam as pessoas, cujos nomes eram declarados.
EXEMPLOS
Leia abaixo um trecho de cada tipo de cantiga e identifique-as.
1)_____________________________________
"Ai, dona fea, fostes-vos queixar / que vos nunca louv' en [o] meu cantar; / mais ora quero fazer um cantar / en que vos loarei toda via; / e vedes como vos quero loar; / dona fea, velha e sandia!"
2)______________________________________
"Maria Peres se mãefestou / noutro dia, ca por pecador/ se sentiu, e log' a Nostro Senhor / pormeteu, pelo mal em que andou, / que tevess' um clérig' a seu poder, / polos pecados que lhi faz fazer / o demo, com que x'ela sempr'andou. "
3)______________________________________
"No mundo non me sei parelha,/Mentre me for’como me vay/ Ca já moiro por vos – e ay!/ Mia senhor branca e vermelha,/ Queredes que vos retraya/ Quando vus eu vi em saya!"
4)______________________________________
"Ai flores, ai flores do verde ramo,/se sabedes novas do meu amado!/ai Deus, e u é?"
Resposta: 1) Escárnio 2)Maldizer 3)Amor 4)Amigo
segunda-feira, 31 de março de 2008
LITERATURA
Assinar:
Postagens (Atom)