CLASSICISMO
QUANDO
Inciou-se na Itália no século XIV com apogeu no século XVI.
Em Portugal teve início em 1527 com o retorno de Sá de Miranda da Itália.
CONTEXTO HISTÓRICO
O contexto cultural é o Renascimento, com a prosperidade da burguesia e das atividades econômicas.
Além disso, é época das navegação, da Reforma Protestante, e posteriormente a COntra-Reforma Católica, com instauração da Santa Inquisição e todas as atrocidades que cercam este tema.
POR QUE O NOME?
Representa um retorno à literatura Clássica.
A PRODUÇÃO
Na poesia, nos gêneros lírico e épico (é nessa categoria que enconramos a famosa obra de Camões, Os Lusíadas). Foi criado o soneto (dois quartetos e dois tercetos).
Na prosa, Novelas Sentimentais e de Cavalaria, e Crônicas Históricas.
No teatro, destaque para as tragédias.
IDENTIFICAÇÃO
Você não precisa decorar cada uma dessas características. A intenção é que você, ao ler, estabeleça mentalmente um padrão para esse tipo de obra; que você imagine o tipo de assunto, de escrita, de opinião dos autores do movimento. Então sigamos.
As obras classicistas são marcadas pelo forte antropocentrismo, linguagem simples e precisa, valorização da natureza, paganismo, influência de conceitos greco-romanos, uso da mitologia, exaltação das faculdades humanas, busca do amor platônico, universalismo (trata de temas universais em vez de temas pessoais) entre outros.
AUTORES
O mais destacado Luis de Camões, autor de Os Lusíadas.
Sá Miranda, na poesia lírica.
Na prosa, Francisco de Morais (Palmeirim da Inglaterra), João de Barros, etc.
No teatro, destaque para Antônio Ferreira, com a tragédia Castro.
EXEMPLOS
Analise a poesia de Camões abaixo e tente identificar algumas das características classicistas citadas acima, na seção "Identificação".
Amor é fogo que arde sem se ver
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?
(Luis de Camões)Sugerimos que você leia um resumo sobre a obra Os Lusíadas, pois, como você pôde perceber, Camões é de longe o maior destaque do Classicismo. Normalmente as questões sobre este período são feitas sobre as características gerais da literatura (leia a seção "IDENTIFICAÇÂO") e sobre Camões e sua obra mais famosa "Os Lusíadas".
Por isso, sugerimos os seguintes sites de resumo desta obra tão importante (claro, se você puder ler a obra, melhor ainda):
http://br.geocities.com/poesiaeterna/poetas/resumolus.htm
http://www.prof2000.pt/users/secjeste/dlrc/SeucSec/Unid08/Lusres.htm
CONFIRA
1)Identifique a alternativa que não contenha ideais clássicos de arte:
a) Universalismo e racionalismo.
b) Formalismo e perfeccionismo.
c) Obediência às regras e modelos e contenção do lirismo.
d) Valorização do homem (do aventureiro, do soldado, do sábio e do amante) e verossimilhança (imitação da verdade e da natureza).
e) Liberdade de criação e predomínio dos impulsos pessoais.
2)O Classicismo propriamente dito, tem por limites cronológicos, em Portugal, as datas de:
a) 1500 e 1601
B) 1434 e 1516
c) 1502 e 1578
d) 1527 e 1580
e) 1198 e 1434
3)(FUVEST-SP) Na Lírica de Camões:
a) o verso usado para a composição dos sonetos é o redondilho maior;
b) encontram-se sonetos, odes, sátiras e autos;
c) cantar a pátria é o centro das preocupações;
d) encontra-se uma fonte de inspiração de muitos poetas brasileiros do século XX;
e) a mulher é vista em seus aspectos físicos, despojada de espiritualidade.
OBS: essa foi bem específica.
4)(MACKENZIE-SP) Sobre o poema Os Lusíadas, é incorreto afirmar que:
a) quando a ação do poema começa, as naus portuguesas estão navegando em pleno Oceano Índico, portanto no meio da viagem;
b) na Invocação, o poeta se dirige às Tágides, ninfas do rio Tejo;
c) Na ilha dos Amores, após o banquete, Tétis conduz o capitão ao ponto mais alto da ilha, onde lhe descenda a “máquina do mundo”;
d) Tem como núcleo narrativo a viagem de Vasco da Gama, a fim de estabelecer contato marítimo com as Índias;
e) É composto em sonetos decassílabos, mantendo em 1.102 estrofes o mesmo esquemas de rimas.
Respostas: 1)e 2)D 3)d 4)e